Como escolher o suplemento alimentar? Veja algumas dicas para não errar na hora de comprar suplementação!
Conforme a suplementação vem se tornando algo mais comum no cotidiano, cada vez mais nos deparamos com produtos que parecem ser tentadores, mas pode acabar comprando algo totalmente errado e que não vai ajudar no seu objetivo. Nesse artigo você vai descobrir como escolher suplementação de qualidade e não ser mais enganado!
Whey Protein
O Whey Protein é um dos suplementos mais utilizados no mundo, e que muitas pessoas ainda tem duvidas como escolher um bom Whey Protein. A dose de Whey Protein é em torno de 30g de pó, se for Whey Protein Concentrado, a quantidade de 30g de pó pode fornecer de 20g~22g de proteina por dose. Se for Whey Protein Isolado, em 30g de pó pode fornecer 24g~27g de proteina por dose. Mas sempre verifique a tabela nutricional antes de comprar um Whey Protein, para ter a certeza que você estará comprando um produto que atinja o seu objetivo.
Pontos para se atentar:
- Tamanho da porção: Whey Protein normalmente tem a média de 30g~40g de pó, sempre se atente para que se for muito a mais, tome cuidado.
- Proteína: A quantidade de proteína varia com o tipo de Whey, por exemplo, o Whey acima promove 24g de proteina em 31g de pó, sendo assim ele tem em média 80% de proteina, uma concentração excelente para o Whey, a variação deve ser de 70% a 90% de proteína.
- Carboidratos: Um Whey Protein de qualidade, a concentração de carboidrato, é interessante não passar de 6g por dose, e sendo o máximo de 10g por dose. Muito além disso, é considerado um hipercalórico, produto feito para o ganho de peso, quem está em processo de emagrecimento, deve-se evitar grandes quantidades de carboidrato.
- Ingredientes: Os ingredientes são de extrema importancia verificar antes de consumir, para evitar problemas com alergias e também ingredientes descenessários. Os primeiros ingredientes são os que tem mais quantidade no produto, no exemplo acima, o Whey Protein Concentrado vem como primeiro, seguido pelo Whey Protein Isolado.
OBS: O tamanho do Scoop não condiz com a dose que você consome. Por exemplo, no Whey acima, 1 scoop é referente a uma dose, porém o tamanho do scoop já é de 30g. Outras marcas podem optar por usar scoop menor de 15g, sendo necessário usar 2 scoops para dar 1 dose de 30g. Sempre fique atento com a quantidade de pó que precisar usar, e não a quantidade de scoops.
CREATINA
Creatina também é um dos suplementos mais utilizados do mundo, sendo reconhecido pela sua eficiência e segurança. A Creatina é bem mais fácil de se ver se a creatina é de qualidade ou não.
Pontos para se atentar:
- Quantidade por dose: A dose de creatina tem que ser obrigatóriamente ser 3g, se for mais, ela pode ser misturada com alguma coisa.
- Ingredientes: Os ingredientes deve conter somente Creatina Monohidratada.
Testes para Creatina:
Para você descobrir se a creatina que você comprou é boa, você pode fazer:
- Confirmar se a empresa é de confiança: Muitas creatinas ultimamente vem sendo falsificadas ou adulteradas por marcas ou pessoas maldosas com o intuito de prejudicar ou ganhar emcima de você. Você pode verificar as creatinas boas no site clicando aqui.
- Teste do copo: Existe o teste do copo que consiste em você colocar uma dose de creatina em 200ml de água e mexer. Quando você parar de mexer, depois de algum tempo, a creatina deve decantar totalmente (ir para o fundo), enquanto a creatina falsificada irá ficar esbranquiçada e não irá decantar. Esse é teste simples porém garante que você saiba se a creatina é boa ou não.
Vitaminas e Minerais
Vitaminas e minerais são macronutrientes essenciais para a vida, eles são responsáveis por serem cofatores em várias reações químicas no organismo e auxiliar funções das células, orgãos e musculos.
Vitaminas
O melhor tipo de vitaminas, são aquelas vitaminas em sua forma ativa, para que sua absorção seja melhor. Quando for ver nos ingredientes, procure pela seguinte nomeclarura.
- Vitamina A - Retinol
- Vitamina E - Tocoferol
- Vitamina D - Colecalciferol
- Vitamina K - Vitamina K2 Menaquinona K7
- Vitamina C - Ácido Ascorbico
- Vitamina B1 - Tiamina
- Vitamina B2 - Riboflavina
- Vitamina B3 - Niancina
- Vitamina B5 - Ácido Pantotênico
- Vitamina B7 - Biotina
- Vitamina B9 - Ácido Fólico
- Vitamina B12 - Metilcobalamina
Minerais
Já os minerais são bem mais simples de ver o melhor, mas ter a nomeclatura BISGLICINATO ou QUELATO. Esse processo de Bisglicinato ou Quelato é quando se adiciona moléculas de GLICINA, isso deixa o mineral mais absorvivel pelo organismo.
Exemplos:
- Magnésio Bisglicinato ou Quelato
- Ferro Bisglicinato ou Quelato
- Zinco Bisglicinato ou Quelato
Concentração
Cada vitamina e mineral precisa de uma concentração minima e máxima no organismo, sempre é recomendado você confirmar com um médico ou nutricionista suas necessidades diárias com base na sua alimentação.
Omega 3
O omega 3 é uma gordura poliinsaturada que tem várias funções no organismo, considerado uma "gordura essencial" pois o organismo humano não é capaz de fabricar, o Omega 3 é comumente encontrado em peixes e frutos do mar, com a falta de hábito de consumir peixes na alimentação, a utilização de Omega 3 acaba se tornando fundamental para todos os públicos pelos seus inumeros benefícios.
Para escolher omega 3 de qualidede, você deve se atentar:
- Concentração por porção: Concentração por porção (geralmente 3 capsulas por porção) deve ter uma concentração total de no minimo 900mg de EPA e DHA (540mg de EPA e 360mg de DHA), menos que isso, é jogar dinheiro fora.
- Embalagem: Por ser um óleo, a embalagem também deve ser levada em consideração, não podendo ser uma embalagem transparente para que não haja incidência de luz e danificar o produto.
- Selos de qualidade: Os melhores Omegas 3 são aqueles que tem os selos:
- IFOS: IFOS é a sigla para International Fish Oil Standards, um programa de certificação internacional que garante a qualidade, segurança e pureza de suplementos de ômega-3. O IFOS é uma referência mundial no controle de qualidade do ômega-3. Os produtos certificados pelo IFOS são submetidos a testes de pureza e concentração por programas independentes de garantia de qualidade.- MEG3: MEG-3 é um selo que atesta a qualidade e a procedência do ômega-3 extraído de peixes. O selo garante que o produto é rico em ômega-3 EPA e DHA, e que é obtido de forma sustentável.
Vantagens do MEG-3 Alta qualidade e pureza, Fornecimento sustentável, Livre de metais tóxicos, Não tem o gosto ou cheiro característico do peixe.
Conclusão
Ver tabela nutricional não é um bixo de 7 cabeças, sempre se atentar com pontos básicos como: Ingredientes, tamanho da porção, quantidade de concentração por porção, etc. Sempre que tenha dúvidas, consulte um médico ou nutricionista para tirar todas as suas dúvidas.