CREATINA e seus MITOS! Conheça os MITOS sobre CREATINA!
Que a Creatina é um suplemento amplamente utilizado por todos não é surpresa, mas você conhece os mitos que foram criados sobre esse suplemento que deixam muitas pessoas até com MEDO de consumir Creatina! Nesse artigo, iremos falar um pouco dos mitos mais famosos e analisar eles!
CREATINA causa PEDRA NOS RINS?
Durante muito tempo, as pessoas associaram o uso da Creatina com INSUFICIÊNCIA RENAL ou até mesmo PEDRA NOS RINS. Isso se dava ao fato da Creatina ser expelida na urina, e dizem que seu uso sobrecarregava os rins, fazendo que o rin perdesse sua eficiência na filtragem da água. Mas isso não passa de um MITO! Não existem evidências cientificas que o uso da Creatina tenha uma sobrecarga nos rins, causando sua insuficiência ou até mesmo pedra nos rins.
OBS.:Caso a pessoa tenha uma pré-disposição a ter problemas renais, o médico ou nutricionista devem ser informados para que o melhor caminho seja feito.
CREATINA causa RETENÇÃO HÍDRICA?
Por seus benefícios na musculatura, muitas pessoas que utilizam tem o questionamento sobre a RETENÇÃO HÍDRICA, e que isso pode aumentar alguns quilos na balança. A Creatina tem um mecanismo que ela puxa água INTRAMUSCULAR, ou seja, para DENTRO DO MÚSCULO, preenchendo o músculo com água, exibindo um músculo cheio e bonito. Essa retenção hídrica não atrapalha na balança e muito menos na estética. Então essa informação não passa de MITO!
CREATINA causa a QUEDA DE CABELO?
Um incomodo de muitas pessoas está relacionada a QUEDA DE CABELO, nunca é agradável ver suas madeixas no ralo do banheiro. E muitas pessoas acabam associando essa queda com a Creatina. Atualmente, nenhum estudo comprova a correlação entre CREATINA e QUEDA DE CABELO. Existe a argumentação que PESSOAS PROPENSAS a converterem mais facilmente o hormonio DHT, acabam apresentando essa queda de cabelo e acabam colocando a culpa na Creatina, mas sendo essa condição chamada de ALOPECIA ANDROGENÉTICA que não é causada pela Creatina, e sim outras razões como parte emocional, ambiente ou até mesmo treinos intensos. Mas para pessoas sem essa condição, o uso da Creatina não causa queda de cabelo, então isso é um MITO!
CREATINA é um ANABOLIZANTE?
Devido aos seus benefícios ergogênicos da Creatina, muitas pessoas pensam que ele é um tipo de ANABOLIZANTE, então vamos simplificar para você. Anabolizantes é um termo utilizado para Esteróides Anabolizantes, geralmente derivado de Testosterona sintética para fins de performance como:
- Aumento de força;
- Aumento de massa muscular;
- Melhora na recuperação muscular;
- Aumento de performance em geral.
Embora a Creatina auxilia em todos os aspectos acima, ela não tem ligação na Testosterona, ela não é considerada um Esteróide Anabolizante, ou seja, não é um Anabolizante! Então também é um MITO!
CREATINA ENGORDA?
Por conta do aumento da quantidade de músculos, e consequentemente isso aparece na balança, muitas pessoas associam que a Creatina acaba engordando, mas isso é um MITO! Como foi dito acima, a Creatina aumenta a quantidade de músculos, e isso acaba aparecendo na balança, entenda que ENGORDAR é diferente de GANHAR PESO!
CONCLUSÃO
A Creatina é um dos suplementos mais estudados e comprovadamente mais confiavel, seguro e eficaz de toda a suplementação! Esses mitos foram criados ou deduzidos por conta da falta de estudos ou até mesmo falâcias populares. Sempre procure um médico ou nutricionista antes de consumir suplementação!