CREATINA x BETA ALANINA? Qual a diferença entre eles?

Muitas pessoas tem essa dúvida, principalmente quem procura por mais performance e desempenho. Nesse artigo, iremos aprofundar um pouco sobre a diferença e semelhanças sobre a Beta Alanina e a Creatina.

CREATINA

A creatina é um suplemento que já é produzido pelo organismo. Seu principal papel é fornecer energia para o corpo. O processo de ação da creatina consiste em renovar a síntese de ATP (Adenosina Trifosfato). Essa molécula é extremamente importante para a produção de energia. Quando o ATP é quebrado em ADP (Adenosina Difosfato), o grupo fosfato do ATP é removido, e essa quebra gera muita energia. A creatina, encontrada no nosso organismo como fosfocreatina, cede um dos grupos fosfato para renovar mais rapidamente o ADP em ATP. No entanto, a quantidade encontrada no organismo é considerada baixa para mantermos o máximo de desempenho físico. Por isso, o uso da creatina como suplemento alimentar é extremamente importante, melhorando a recuperação de energia e aumentando vários aspectos fisiológicos, como:

  1. Aumento de energia muscular;
  2. Aumenta a força em exercicios de curta duração e alta intensidade;
  3. Melhora a recuperação muscular;
  4. Melhora capacidade cognitiva;
  5. Melhora na utilização do glicogênio muscular;
  6. Vários outro benefícios.

Para que você tenha o máximo dos benefícios da Creatina, o uso dela deve ser contínuo. O uso de 3g~5g por dia todos os dias é o suficiente para ter todos os seus benefícios.

BETA ALANINA 

A beta-alanina é um precursor da carnosina no organismo. Esse aminoácido é responsável pela regulação da ácidose muscular, ou seja, ele ajuda a limitar o acúmulo de íons de hidrogênio (H+) que causam ardência nos músculos durante o exercício físico intenso. O acúmulo desses íons nos músculos diminui a força e a resistência muscular, o que pode, por sua vez, aumentar os tempos na corrida e dificultar o aumento de carga na academia, por exemplo. Estudos apontam que esse acúmulo também prejudica a ressíntese de fosfocreatina. A ação da carnosina ocorre por tamponamento, evitando que o acúmulo aconteça. Com isso, o desempenho e a performance física aumentam. O uso da beta-alanina deve ser contínuo para maximizar a produção do aminoácido carnosina e melhorar os resultados.

Pode consumir os dois juntos?

A resposta é sim! Você pode consumir os 2 juntos. Por serem produtos de uso contínuo, você pode consumir ambos juntos, porém tem um adendo. O uso de 2g de Beta Alanina causa um efeito por muitos indesejado que é a "parestesia", essa parestesia é uma sensação de formigação, principalmente nas extremidades do corpo, como braços, pernas, orelhas e lábios.

Melhor momento para o consumo

Creatina

Creatina não tem horário exato para ser consumido, mas se for seguir estudos cíentificos, o melhor horário de se consumir Creatina é após do treino com uma fonte de carboidratos para melhorar ainda mais sua absorção.

Beta Alanina

Por conta de seu efeito de formigamento, muitas pessoas preferem consumir as 2g antes dos treinos. Caso você não goste desse efeito da parestesia, é recomendado consumir 2g dividido em momentos do dia, por exemplo, consumir 1g de manhã e outro 1g de tarde. Essa é uma forma de evitar a parestesia e mesmo assim ter os benefícios da Beta Alanina.

Conclusão

Com a necessidade de aumentar a performance e desempenho físico, muitas pessoas procuram suplementos para conseguir alcançar seus objetivos. A Creatina e Beta Alanina podem ser excelentes formas de conseguir melhorar cada vez mais. Sempre procure o acompanhamento de um médico ou nutricionista para ter certeza de seus beneficios e segurança de consumir suplementação.